Medronho do Sudoeste

Medronho SW é uma marca corporativa criada pela Arbutus – Associação para a Promoção do Medronho com o apoio da Câmara Municipal de Odemira. Esta marca pretende apoiar os produtores associados a dar maior visibilidade aos seus produtos.

Esta marca funciona como garante de qualidade na comunicação e promoção do fruto do medronheiro e dos seus derivados. A adesão à marca Medronho SW implica assegurar o cumprimento integral das condições de acesso estabelecidas para o efeito, associadas à necessidade de garantir a notória qualidade da produção regional.

É uma marca territorial que identifique a oferta da região do Sudoeste, que devido à sua forte identidade é ela própria também uma “marca” de referência geográfica.
Ao valorizar a função económica e a dimensão social e cultural da exploração do medronho, a identidade da marca Medronho SW pretende contribuir para um processo de crescimento sustentado do setor, capaz de passar fronteiras e de abrir novos mercados, e ao mesmo tempo restabelecer uma ligação emocional mais forte com as gentes locais que bem conhecem o valor deste fruto.

Aguardente de Medronho

A aguardente de medronho faz parte da identidade cultural da região do sudoeste continental e representa uma tradição secular que tem vindo a passar, religiosamente, de geração em geração. Durante largos anos, bem antes de se falar em legalizar destilarias, a maioria das famílias fazia a sua própria aguardente de medronho. Era raro alguém que não tivesse em sua casa uma garrafinha daquele líquido suave à vista e forte ao paladar para oferecer um copo às visitas, amigos e família.